Windows 11
Nova build traz mudanças para menu do Windows Update.
SISTEMA OPERACIONAL


A Microsoft continua o desenvolvimento ativo do Windows 11. Essa semana, a empresa liberou duas novas compilações do sistema: uma no canal Canary, sob a build 2776, e outra no canal Beta, sob a build 22635.4660. As duas trazem melhorias para o Explorador de Arquivos, com correções de falhas e desempenho, entre outras.
Mas uma mudança não detalhada pela Microsoft chamou a atenção de alguns usuários mais atentos. Na build liberada no canal Beta, há novas opções na seção de “Políticas de atualizações configuradas”, dentro do menu “Opções avançadas”, sob a parte de “Windows Update”. Confira as capturas (clique nas imagens para ampliar):
A novidade deve ajudar administradores de sistemas e usuários que gostam de ter mais controle sobre a versão do Windows, já que permite verificar as políticas de atualização de recursos e realizar ajustes opcionais relacionados com o update de seus dispositivos.
Com a atualização, a página passa a mostrar detalhes adicionais, como vemos na comparação das telas acima. Além de novos links de “Saiba mais”, que levam para uma página de suporte da Microsoft, o novo menu detalha quais os valores escolhidos para a atualização.
Para quem não está familiarizado com o recurso, essas opções de configurações de política de atualização permitem definir os valores desejados para a política de grupo caso uma versão específica do Windows seja desejada para o update; o que pode ser bastante útil para quem gosta de direcionar o caminho exato das atualizações do sistema.
Como mencionado, as atualizações para os canais Beta e Cannary foram liberadas com algumas melhorias para o Explorador de Arquivos. Além de correções de erros e otimizações, as novidades adicionam alguns recursos, até então exclusivos da versão anterior 24H2, como novos menus de contexto e rótulos para ações comuns de arquivo.
Como de costume, o registro completo das novidades das atualizações foi informado pela Microsoft em sua página oficial.
Embora a empresa esteja implementando cada vez mais novidades e melhorias no Windows 11, isso não parece estar sendo o suficiente para aumentar a adoção do sistema de forma significativa, já que a versão continua perdendo mercado para seu antecessor direto.