Descontos imperdíveis para você crescer!

Windows 10 terá suporte oficial encerrado em um ano

Apesar da situação, o Windows 10 ainda tem a preferência do público e é usado em aproximadamente 63% das máquinas.

INFORMÁTICA

Felipe Gugelmin

10/15/20242 min read

Apesar de o Windows 10 ainda ser o sistema operacional mais popular da atualidade, a Microsoft segue disposta a encerrar o suporte oficial que oferece a ele. No dia 14 de outubro de 2025, a plataforma vai deixar de receber novos recursos e passará a ser tratada pela empresa como um software de legado.

Isso em um momento no qual, embora tenha diminuído um pouco sua penetração de mercado, o sistema operacional continua sendo o mais usado pelos consumidores. Novos dados da Statcounter mostram que, em outubro deste ano, ele está presente em 63% das máquinas analisadas, quase o dobro da fatia de 33,37% obtida pelo Windows 11.

Enquanto o produto mais recente da Microsoft está em ascensão nos últimos meses, ele ainda tem um longo caminho a percorrer para repetir os feitos de seu “irmão mais novo”. Entre os obstáculos para isso acontecer está o fato de que o software exige hardwares mais poderosos graças a seus requisitos de segurança — e muitas pessoas simplesmente estão contentes com o que o Windows 10 já oferece.

Fim do suporte pode ser momento de virada para o Windows 10

O fim cada vez mais próximo do suporte oficial do Windows 10 pode ser o ponto de virada para o Windows 11, já que isso significa que o sistema vai deixar de receber atualizações de segurança importantes. Isso certamente deve gerar algum descontentamento entre os consumidores, especialmente entre aqueles que vão precisar comprar hardwares novos.

Com o tempo, a expectativa é que o Windows 10 siga o mesmo caminho das versões 7 e XP que, embora ainda sejam usadas em ambientes restritos, são bastante suscetíveis a ataques remotos e vírus. Além disso, elas também sofrem com a impossibilidade de trabalhar com drivers mais recentes e até mesmo de acessar plataformas como o Steam.

Ciente da popularidade que seu sistema operacional antigo ainda tem, a Microsoft vai oferecer aos consumidores interessados a opção de continuar recebendo atualizações. No entanto, essa vai ser uma oferta paga que vai se estender somente até o ano de 2028, tendo como alvo principal clientes corporativos que não podem fazer upgrades com tanta flexibilidade quanto um consumidor comum.

Fonte: Tom’s Hardware