Descontos imperdíveis para você crescer!

Touchscreen é coisa do passado

Até a Apple está trazendo os botões de volta. Designers de produto passam a valorizar a sensação tátil dos usuários, depois de anos empurrando telas planas.

TECNOLOGIA

Por Christopher Mims The wall street Journal

10/6/20241 min read

A tirania das touchscreens pode estar chegando ao fim.

Empresas passaram quase duas décadas adicionando cada vez mais funções às telas sensíveis ao toque. Agora, botões, alavancas e controles deslizantes começam a voltar a veículos, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos pessoais.

Nos carros, o ultraminimalismo do painel de controle touch screen da Tesla, amplamente copiado, começa a dar lugar a botões e alavancas reais em novos modelos da Kia, da Volkswagen, da BMW e outras. Essa tendência agrada aos analistas e faz com que o painel da Tesla e seus imitadores pareçam ultrapassados.

O retorno aos botões ocorre em tudo, de e-readers a fogões de indução.

Talvez o maior destaque nesse boom dos botões seja a empresa que primeiro nos levou às telas sensíveis ao toque. A Apple adicionou um terceiro botão, batizado de “botão de ação”, à toda a linha dos novos iPhone 16 revelada em setembro, depois de introduzir o recurso nos iPhones Pro e no Apple Watch Ultra nos últimos dois anos. Adotou também uma entrada de “controle de câmera” semelhante a um botão na lateral do iPhone.

Como mostra a Apple, as empresas não estão apenas redescobrindo os botões. Estão reimaginando esses dispositivos. O controle de câmera inclui recursos de toque, e a empresa também desenvolveu o “sensor de força”, que faz os AirPods responderem quando você os aperta.

Engenheiros e designers industriais — muitas vezes incentivados por reclamações de usuários — se aproveitam de nosso sentido do tato e de nossa consciência espacial, conhecida como propriocepção. Tudo isso visando garantir que o uso dos dispositivos seja mais fácil, divertido e seguro. Queremos acionar controles sem desviar os olhos da estrada.