Descontos imperdíveis para você crescer!

Suporte ao Windows 10 chega ao fim em breve; veja como se preparar

Falta menos de um ano para o suporte do Windows 10 ser encerrado, passando o bastão de vez para o Windows 11.

SISTEMA OPERACIONAL

Por Bruno De Blasi

11/6/20241 min read

Diante da proximidade da data, a Microsoft compartilhou um guia para detalhar os próximos passos aos usuários que ainda utilizam a versão antiga do sistema operacional.

Em publicação no blog do Windows na semana passada, a Microsoft reforçou que as correções de bugs e segurança para o software acabam em 14 de outubro de 2025.

Até lá, os computadores com o antecessor do Windows 11 ainda serão atualizados para mantê-los seguros. Após a data, não haverá mais a garantia de distribuição de pacotes para tapar brechas.

“A partir de 14 de outubro de 2025, o Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança”, disse a Microsoft no comunicado.

Diante desse cenário, a companhia recomenda a atualização para o Windows 11, versão mais recente do sistema operacional.

“Projetamos o Windows 11 para ser a versão mais segura do Windows de todos os tempos — por padrão e design — para ajudar você a ficar à frente desses riscos”, informa a companhia ao destacar recursos, como a exigência do chip TPM 2.0, melhorias nos métodos de autenticação, proteção contra ciberataques e muito mais.

A empresa também destacou a existência de outras melhorias, como o novo design do sistema operacional, a otimização para mantê-lo mais rápido e eficiente, as melhorias na multitarefa, os recursos de acessibilidade e, claro, a IA Copilot.

Vale reforçar que os usuários podem prolongar o suporte do Windows 10 ao participar do programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), por US$ 30 (cerca de R$ 170 em conversão direta). O serviço é válido por um ano para versões domésticas e corporativas do sistema operacional e estará disponível no fim de 2025.