Primeiro celular com o chip mais poderoso da MediaTek é anunciado
Seguindo os inúmeros teasers, a Vivo Mobile apresentou nesta segunda-feira (14) a família Vivo X200, novos celulares topo de linha da gigante chinesa, e primeiros do mundo a contar com o recém-lançado MediaTek Dimensity 9400. Além de prometer alto desempenho com o processador de última geração, o trio de smartphones chama atenção pelo design caprichado, uso de baterias gigantes e conjunto de câmeras robusto que ofereceria qualidade de imagem excepcional.
SMARTPHONE


Mais poderosa das novidades, o Vivo X200 Pro refina o design adotado pela Vivo na geração anterior, empregando laterais retas em metal e painéis frontal e traseiro planos, levemente curvados nos quatro lados. A empresa utiliza o chamado "Armor Glass", que ofereceria alta resistência a quedas e impactos, e obteve as certificações IP68 e IP69 de resistência à poeira e jatos de água de altas pressão e temperatura.
Há um enorme módulo circular de câmeras, parte dos pontos mais fortes do aparelho, e quatro opções de cores: Sapphire Blue (azul-escuro ondulado brilhante), Titanium Grey (cinza-titânio fosco), Moonlight White (branco fosco) e Carbon Black (preto fosco com pequenos pontos brilhantes).
No coração do aparelho está o processador MediaTek Dimensity 9400, mais recente chip premium da MediaTek lançado no último dia 9. Acompanhada de 12 GB ou 16 GB de RAM LPDDR5X e 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento UFS 4.0, a plataforma entregaria altíssima performance, a ponto de se posicionar à frente do iPhone 16 Pro em um número considerável de testes e até alguns jogos.
Curiosamente, há ainda um chip dedicado da Vivo, o V3 Plus, que funciona como um co-processador para o 9400. A solução é, na verdade, um Processador de Sinal de Imagem (ISP), dedicado a lidar com as câmeras, mas foi adaptado no X200 Pro para auxiliar na execução de games com mais desempenho e qualidade gráfica ao colaborar com pós-processamento e interpolação de quadros — o recurso funciona de forma similar à geração de quadros do FSR 3 da AMD, mas não é relacionado e opera de forma bem mais simples.
Por falar em imagem, a gigante chinesa sempre esteve entre as melhores quando o assunto é tela, e não foi diferente nesta geração. O dispositivo vem munido de um display AMOLED de 6,78 polegadas com resolução de 2800 x 1260 pixels, taxa de atualização variável de até 120 Hz e pico de brilho elevado de 4.500 nits. Estão presentes ainda suporte a HDR nos padrões HDR10+ e Dolby Vision, e taxa de PWM de 2.160 Hz, que evita o mal-estar causado pelo funcionamento da tela em baixo brilho.
É na área de fotografia em que o X200 Pro chama mais atenção, por combinar o chip V3 Plus a um conjunto de sensores muito encorpado. Temos por aqui um sensor principal personalizado, o Sony LYT-818 de 50 MP com estabilização óptica (OIS) e foco automático por detecção de fase (PDAF), menor que o sensor de uma polegada das gerações anteriores.
A redução no tamanho leva à perda de algumas características bem-vindas das gerações passadas, mas a Vivo afirma que as melhorias implementadas pela Sony garantem qualidade equivalente em fotos, e superioridade em vídeos.




Há também uma lente de selfies de 32 MP, ultrawide de 50 MP e, o maior upgrade em relação ao Vivo X100 Pro, uma lente telefoto de 200 MP com OIS, PDAF, zoom óptico de 3,7x e digital de até 100x — trata-se da mesma solução empregada no Vivo X100 Ultra.
O trio traseiro é capaz de realizar gravações em 4K HDR no modo retrato cinemático, em 4K a 120 FPS para uso de câmera lenta, em 4K com HDR Dolby Vision no modo tradicional, e até em 4K a 60 FPS no formato profissional Log de 10-bit, que capta um alcance dinâmico maior e possibilita o ajuste de cores com maior precisão.
Na bateria, o novo celular embarca uma das maiores células disponíveis atualmente com 6.000 mAh, graças à tecnologia de composição de silício-carbono, responsável por garantir a alta capacidade sem ser preciso tornar o telefone muito espesso. O carregamento atinge 90 W de potência, recuperando 100% da carga em pouco mais de 30 minutos, e há recarga sem fio de 30 W.
Fechando o pacote, o Vivo X200 Pro traz conectividade 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 com promessa de alcance de mais de 1 km, comunicação via satélite (apenas na variante de 1 TB), som estéreo de alta definição, leitor de digitais ultrassônico sob a tela, NFC, emissor infravermelho para controlar outros aparelhos e sistema operacional Android 15 rodando sob a nova interface OriginOS 5 — a linha X200 é a primeira a sair de fábrica com a versão mais recente do Android.